top of page

Parceiros na Vida

Casais na Dança de Salão

Por Jeferson Costa

É possível separar a dança do relacionamento amoroso?

 

Na dança à dois, o próprio nome já fala, é preciso um par para dançar, e é normal dançarmos com desconhecidos nos bailes a fora e muitas vezes as pessoas que dançam ou fazem aulas são um casal. Algumas pessoas encontram uma companhia interessante e casais se formam naturalmente nos bailes e nas aulas. A dança de salão também é vista como um meio de melhorar a relação do casal, muitas vezes é só disso que um casal precisa. Não se pensa em dança de salão sem lembrar dos casais.

 

Encontrando o par ideal

Nos ambientes de dança de salão também se encontram casais e também muitos solteiros, e interagir com alguém que compartilha os mesmos gostos e preferências, ou seja a mesma vontade dançante, favorece muito a aproximação entre essas pessoas, e o surgimento de casais no meio da dança é natural. Afinal nós naturalmente nos aproximamos dos nossos iguais. Sempre tem uma história de alguém que encontrou seu par perfeito para dança e para vida no meio dançante, seja na aula de dança ou nos eventos como praticas e bailes.

(Imagem: luzesdorio.blogspot.com.br Dançarinos Jaime Arôxa e Bianca Gonzalez)

 

Balançando a relação

Essa paixão pela dança é mesmo muito forte entre algumas pessoas. se uma das partes não dança ai fica difícil, o ciúme bate mais cedo ou mais tarde. Não é todo mundo que entende o quanto é importante fazer aula pra quem gosta que dirá sair a noite desacompanhado pra ir dançar, logo pensa: ai tem coisa. E nesse caso proibir o parceiro de dançar ou de fazer aulas é um mau negócio. É uma queda de braço injusta que geralmente a dança ganha, quem não dança sai sempre sai perdendo, e algumas vezes se rompe o relacionamento.

 

Quando entramos na dança nos dá aquela vontade de ao menos uma vez participar de apresentação e muitas vezes o medo de errar no palco gera uma ansiedade que por sua vez gera cobrança que pode ser altamente nociva para o relacionamento amoroso. Ninguém assume que errou o passo da dança foi sempre o outro.

Essa mesma paixão pela dança junto com a cobrança pode acabar com um casal, quando eles não se entendem mais e passam a não falar a mesma língua na aula, no baile ou no ensaio, o que acontece muito com profissionais. Aí tem que saber administrar, pois a dança junta, mas também separa. Às vezes vale a pena pensar e fazer aula em turmas separadas ou ensaiar com outra pessoa para evitar os desentendimentos, os profissionais já tem esse entendimento que muitos não tem, a acabam pagando um preço alto demais por isso.

 

Então casais, não se levem muito a sério, afinal a dança de salão deve ser um lazer, um momento de descontração, e se seu parceiro erra de vez em quando nas aulas pelo menos ele está tentando, errar faz parte da brincadeira.

 

Reaquecendo a Relação

Começo de namoro é um transbordar alucinante de romantismo que parece não ter fim, mas a rotina do dia a dia e o convívio podem desgastar mesmo as mais belas das relações, e a dança de salão é também um meio de sair da rotina, de largar os filhos em casa junto com os afazeres domésticos que parecem nunca acabar, e passar algumas horas no mundo da dança reservando um espaço apenas para o casal dançar colado e trocar olhares. Pode ser que o simples fato de abraçar era o que faltava para reavivar o relacionamento como era antes.

 

Então vem para dança sem medo, e bom romance!

 

 

 

Revisão: Sarah Groc

 

Pés dança
bottom of page