Conhecendo as Danças de Salão
Qual Ritmo Escolher
Por Jeferson Costa
Dança de salão é um nome para danças que acontecem a dois, de improviso, independe do local em que ela se dá, e que caiba em ambientes sociais. Isso é fácil de entender, o difícil é escolher entre tantas danças legais qual fazer aula, se você tem esta dúvida continue lendo para conhecer um pouco mais sobre algumas danças.

Valsa
Um dos ritmos mais conhecidos do mundo, aliás a primeira dança de salão a existir que realmente tinha abraço, muito clássico e elegante. Atualmente esta dança se encontra com mais força apenas em cerimônias como casamentos, festa de debutantes e formaturas. Apesar de muita gente ter uma noção é sempre bom fazer aula afinal toda cerimônia que se dança Valsa merece ser marcada por uma boa dança sem tropeços.
Soltinho
É uma versão brasileira do swing, ritmo muito empolgante que pode ser usado em vários tipos de músicas bem diferentes, também conhecido como rock brasileiro ou swing brasileiro. Apesar de divertido atualmente é pouco dançado nos salões mais jovens, mais ainda muito vivo em eventos clássicos.
Bachata
Dança da República Dominicana, sensual e suave que hoje em dia é dançada em vários países e que teve inicio nos subúrbios. Sendo Bachata e a salsa as principais danças latinas e sustentam este esteriótipo, É caracterizada por dar quatro passos para esquerda e quatro para direita. Parte do sucesso desta dança pode se dar pela facilidade de começar e pela pegada legal que a musica tem.
Tango
Dança argentina mundialmente praticada, muito representada em filmes e apresentações, onde se dança junto com muitos movimentos de ganchos com as pernas. Embora pareça difícil, o mais importante do tango são os movimentos mais naturais do corpo humano, como os passos de caminhada e o abraço.
Zouk
É uma dança brasileira que teve inicio na lambada, mas hoje possui influência de várias danças, e caracterizada pelas jogadas de cabelo da mulher e por passos de flexibilidade e o cambre que é quando a mulher fica com uma posição arqueada para trás. Hoje em dia é amplamente exportado para vários países e esta cada vez mais mundial.
Salsa
Ritmo cubano, hoje em dia praticado mundialmente com o nome de Mambo, que teve influência de várias danças. Sua característica é ser uma dança de muita energia e giros rápidos. Ela tem dois estilos principais a Cubana e a Porto-Riquenha também chamada de salsa em linha e salsa no 2 (Mambo). Há também um terceiro que é derivado da salsa cubana que é a ruda de cassino, que nada mais é do que dançar em roda os passos de salsa cubana com passos cantados por um puxador numa roda com no mínimo 3 casais.
Forró
Esse ritmo nordestino descontraído é bastante divertido faz sucesso e tem muita procura, o forró se dança bem colado com o parceiro e possui giros e movimentos de entrelace dos braços. Forró é um nome genérico para varias danças de mesmas características mas esta denominação se refere predominantemente ao forró pé de serra usado para dançar principalmente xote e baião.
Bolero
É uma dança romântica e elegante que possui muitos giros e deslocamentos pelo salão. A música bolero não se tem uma precisão quanto sua origem se é Espanhola ou mexicana, ficou conhecida por outros países como Cuba, República dominicana, e México. No Brasil teve inicio no Rio de Janeiro e hoje é um ritmo tradicional dos bailes. E curiosamente é uma dança Basileira.
Samba
Apesar de na maioria das vezes o termo se referir ao samba de gafieira: existem quatro gêneros de dança que podem ser agrupados no samba: Samba rock, pagode, samba no pé e samba de gafieira. O Samba de gafieira é uma dança dinâmica onde os casais se deslocam muito pelo salão fazendo passos ousados e divertidos principalmente com as pernas, os nomes dos passos são o de ferramentas como facão e tesoura. Este ritmo apresenta basicamente três estilos, o samba tradicional, o samba clássico e o samba funkeado (Jimmy de Oliveira).
Revisão: Sarah Groc