top of page

O que é ser latino?

Por Jeferson Costa

Origem latina

 

A Roma antiga era uma aldeia que ficava na região do Lácio e o idioma falado nessa localidade era o Latim, uma língua muito importante sendo considerada a língua dos acadêmicos e o idioma principal dos negócios na época, assim como o inglês é hoje.

 Roma ao expandir seu império passou sua cultura e o idioma latino para essas novas regiões, que são conhecidas como países latinos de segunda geração, como Espanha, França, Itália, Portugal e Vaticano. Esses países colonizaram vários outros, chamados países latinos de terceira geração, por exemplo, Cuba, México, Paraguai, Porto Rico e Brasil, que são realmente conhecidos com o termo países latinos.

 

*Uma curiosidade é que existem países de descendência latina que não são mencionados como latinos, por exemplo, Angola, Cabo Verde e Província de Kebec no Canadá.

Mapa da Itália, e região do lácio

Estereótipo Latino e Latino-Caribenho

 

Quando falamos de dança latina, de povo latino e cultura latina o que vem a cabeça é um estereótipo que se confirma muitas vezes, uma cultura alegre e festeira, expansiva, afetuosa e que usa muitas cores nas artes e em suas manifestações culturais.

 Contudo a região que mais se aproxima dessa ideia são os países Latino-Caribenhos, como exemplo, México, Cuba e República Dominicana, sendo referenciados em temas para festas latinas, país latino e danças latinas.

 

Os brasileiros não se sentem Latinos

 

O Brasil teve sua herança latina vinda da colonização portuguesa, apesar disso e de ficar geograficamente localizado na América Latina, muitos brasileiros não se identificam como latinos, o porquê não se pode afirmar com certeza.

            Muitos afirmam que o motivo é a forte presença das mídias de arte e de entretenimento internacional principalmente Americano. Outra possibilidade seja que os demais países da América Latina falem espanhol, mas o Brasil fala português causando certo distanciamento cultural dessa identidade.

 

Concluindo, o Brasil é latino, por descendência, por estar situado na américa latina e por falar um idioma latino. Contudo a identidade étnica cabe a cada um de nós dizer qual se identifica como sendo pertencente.

 

Revisão: Elisangela M Nunes

bottom of page